terça-feira, 30 de julho de 2013

XXXIX Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

Participantes da Diocese de Aveiro que ficaram alojados na Casa de Nossa Senhora das Dores
Está tão longe, já, o perfume de santidade que envolve o Santuário de Maria ao qual muitos chamam de «Altar do Mundo» e foi há tão pouco tempo que de lá viemos.
Vivemos dias de total harmonia entre o que nos pede o coração e o que nos é sugerido fazer.
 A programação do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica (ENPL) é tão rígida e intensa como flexível e suave. Não nos exige, não nos provoca, não nos incomoda, mas em todos os momentos somos convidados de honra para um banquete que nos é servido em bandeja de prata.
Não é difícil sentirmo-nos mais atraídos pela beleza das celebrações do que pelas tardes de formação. É, na verdade, absolutamente normal e legítimo.
O ambiente orante e contemplativo que cada espaço que nos acolhe nos proporciona é tal que, torna-se fácil a todos, estreantes ou velhos conhecidos, sentirem-se em casa desde a primeira hora.
Este ano, para grande alegria da nossa comunidade, um grupo alargado e representativo de vários sectores da pastoral participou no ENPL. Catequistas, ministros extraordinários da comunhão, leitores, cantores, zeladoras do templo e os nossos sacerdotes. Este envolvimento compromete e estimula não nos podendo deixar indiferentes, nem aos que participámos nem aos que não puderam.
Do nosso coro participaram, este ano, 6 pessoas sendo que, no passado, já participaram muitos mais, entre aqueles que já não estão entre nós e aqueles que nos últimos anos têm participado de forma esporádica.
Estes momentos de formação, oração e convívio ajudam-nos a melhorar a forma como servimos e impele-nos a procurar fazer sempre cada vez mais e melhor em cada celebração à qual somos chamados a ser motor e suporte do resto da assembleia que connosco vive e reza.
Queira Deus que esta participação nos torne a todos mais exigentes e mais zelosos para que as nossas celebrações sejam fonte de uma vida comunitária que nos aproxime dos nossos irmãos mais necessitados e daqueles que procuram Deus e não O encontram.

Sem comentários:

Enviar um comentário