segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Novo Ano, Espírito renovado!








Há bons hábitos que, com o tempo, podem-se tornar tradições e há tradições que se devem estimar, cultivar e incentivar a que perdurem pelo tempo.

Em Outubro de 2010, através de uma acção conjunta de ambos os maestros junto de ambos os grupos, a Banda Amizade e o Coro Nossa Senhora da Glória decidiram juntar esforços para uma preparação mais cuidada da celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Esta iniciativa surgiu de uma oportunidade que estava há muito tempo “à mão de semear”, visto que, há já largos anos que, nos finais de Novembro, o pároco comunicava ao nosso coro que, em determinado domingo, estava dispensado do serviço, pois a Banda Amizade viria nessa celebração dar graças pelo seu aniversário.

Sendo esta celebração de carácter tão festivo e a conclusão do nosso ano litúrgico, melhor oportunidade, para usufruir na liturgia das capacidades de uma banda de tão grande importância para a nossa comunidade, não havia, e a todos alegra, a concretização desta parceria que enriquece ambas as partes, aliando a experiência e conhecimento do Coro Nossa Senhora da Glória para no serviço do canto à qualidade musical que os membros da Banda amizade colocam à disposição de todos quantos connosco viveram esta celebração.

Pedimos ao Senhor da messe que envie muitos operários para o serviço e que desperte talentos para a cultura, todos eles sensíveis a uma igreja que acolha as instituições da comunidade em seu redor e que esta abertura cative e alimente sinergias, para glória de Deus e para a construção de uma sociedade mais disponível e generosa.

Apesar de já estarmos em pleno tempo de Advento e em vésperas de celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, deixamos o testemunho da importância que este dia teve para nós, enquanto grupo aberto ao mundo e a todas as oportunidades de crescer e dizer “presente” sempre que a comunidade precisa de nós.
Com a graça de Deus e a protecção de Maria, desejamos a todos um belo e intenso Tempo do Advento.



terça-feira, 1 de julho de 2014

Tempo de repouso, avaliação e iniciativa!

 
Já estamos, oficialmente, no verão, tempo propício a férias, descanso, passeio, oportunidade para conviver com amigos e familiares com os quais não estamos tão assiduamente durante o ano.
Em tempos, assumiu-se no nosso coro que nos meses de verão a participação na celebração dominical das 10h30 não era responsabilidade nossa. Graças a Deus conseguimos, nos últimos dez anos, reverter esta situação e ajustar esta situação de maneira a que, não invalidando a tolerância que uns e outros precisam para poder gozar os seus períodos de férias fora de portas, a nossa assembleia nunca fique órfã do suporte necessário a que o canto seja verdadeira oração.
Este tempo é, também, propício a que cada um avalie a sua relação com a comunidade e considere a possibilidade de se comprometer um pouco mais com o serviço aos irmãos.
O Coro Nossa Senhora da Glória convida, todos os membros da comunidade paroquial de Nossa Senhora da Glória e demais fiéis que assiduamente participam nas celebrações eucarísticas e que gostem de cantar, a fazer parte do nosso grupo.
Todos estamos sujeitos a alterações nas nossas vidas e, por este mesmo motivo, os grupos têm de se adaptar às circunstâncias e, dentro do possível, ir colmatando as ausências e/ou desistências, aproveitando, também, para renovar o grupo e se possível aumentá-lo e melhorá-lo.
Quem já tem alguma experiência na vida dos coros, sabe que não é fácil “apanhar o comboio em andamento”, por isso mesmo, senta esta a fase mais tranquila do ano litúrgico, consideramos ser a melhor época do ano para um novo cantor se adaptar, ter mais facilidade na aprendizagem dos cânticos menos conhecidos e familiarizar-se com os cantores mais antigos.

Tendo em conta o grande número de celebrações ao qual o Coro Nossa Senhora da Glória é chamado a servir a sua comunidade paroquial, arciprestal e diocesana, é da maior importância que se tenha disponibilidade para participar tanto nos ensaios semanais, à sexta-feira, às 21h30, como na maioria das celebrações do calendário litúrgico do Coro.

Não é requisito obrigatório ter conhecimentos musicais, nem experiência coral litúrgica, embora esses atributos contribuam para a melhor adaptação do novo membro, a maioria dos elementos dos nossos coros ultrapassa estas dificuldades com empenho e dedicação.

Na primeira presença no ensaio, o director do coro avaliará as aptidões vocais e definirá qual a voz do coro na qual se adequará melhor.

Até Setembro, os ensaios à sexta-feira estão suspensos, pelo que, até lá, se preferirem, poderão dirigir-se ao coro no final de uma das celebrações de domingo. Teremos todo o gosto em acolher irmãos que queriam colocar o seu coração e a sua voz ao serviço do povo de Deus para que, rezando melhor, celebre em pleno o mistério pascal.

Mais informações:

Paróquia:
telefone: +351 234 422 182
Director do Coro:
        Telemóvel: 933 191 100

terça-feira, 15 de abril de 2014

Os dias da Semana Santa

           Este ano experimentamos uma sensação diferente, que atinge mais fortemente aqueles cuja Igreja Matriz é também Catedral da Diocese.
            Na Cátedra não se sentará o nosso bispo… mas não estamos órfãos, pois Deus deu-nos a graça de celebrarmos estes dias com o nosso Administrador Diocesano, homem que há tantos anos serve a nossa diocese fielmente, com distinção e que acumula um profundo conhecimento da história e do caminho percorrido pelos bispos e todos os diocesanos ao longo de décadas.
            No entanto, falta-nos, obviamente, o pastor eleito por Deus para o serviço da nossa comunidade diocesana que nestes dias reza mais intensamente para que o Espírito Santo encha o coração dos responsáveis pela eleição do novo bispo de Aveiro.
            Não nos falta, porém, a alegria de celebrar Nosso Senhor Jesus Cristo que por nós venceu a morte e nos libertou do pecado e da morte.
            Preparamos com o mesmo amor, juntamente com todos os membros dos grupos corais da nossa paróquia, as celebrações que são o ponto mais alto do nosso ano litúrgico: o Memorial instituído por Cristo em Quinta-feira Santa, a Sua Paixão, em Sexta-feira Santa e a eterna celebração vivida intensamente na sempre nova e cada vez mais solene Vigília Pascal.
            O Coro Nossa Senhora da Glória partilha, com todos os irmãos e amigos que, também, arduamente, preparam o Tríduo Pascal nas suas comunidades, os cânticos que nos ajudarão a celebrar melhor este tempo santo:http://paroquiagloria.org/v2/?p=2079
            Aqueles que, por algum motivo, não podem estar fisicamente connosco, podem acompanhar-nos no canal de TV da Diocese de Aveiro em http://www.livestream.com/dioceseaveirotv. Será, pelo menos, uma forma de estarmos mais próximos e sincronizados no mesmo espírito de oração.
            Com votos de uma Santa Páscoa, o Coro Nossa Senhora da Glória deseja, também, a todos os familiares e amigos que nos acompanham por estes dias que o Senhor Jesus Cristo, cuja morte e ressurreição celebramos de forma intensa, vos cumule das graças e bênçãos do céu.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Tradições que se cumprem!

As tradições, não se criam, resultam da dedicação que colocamos na memória de momentos que nos são queridos e do nosso empenho em repeti-los tantas vezes quantas forem possíveis, e deixando um legado que outros saibam e queriam honrar.
Foi isso que fizeram irmãos nossos que nos antecederam na dianteira do nosso coro e que mantiveram viva a alegria e a vontade de promover momentos fora dos ensaios onde nos pudessemos encontrar para conviver e partilhar as nossas vidas em conversas amenas em torno de uma mesa sempre recheada de coisas boas.

Este ano, devido a inúmeros acontecimentos, não conseguimos organizar o nosso convívio de Natal dentro das datas tradicionais, mas não deixámos de o realizar. Foi no passado sábado, dia 8 de Fevereiro.

Foi tão bom, ver que as caras conhecidas continuam fiéis ao compromisso assumido com a mesma alegria de sempre e que novos membros começam a juntar-se a nós e a ser contagiados pela mesma vontade e com energia para nos encorajarem a prosseguir o caminho.
 
Somos mais e somos cada vez melhores.

Por motivos mais felizes do que outros, alguns de nós não puderam estar, mas recordámo-los nas nossas conversas e mantivemo-los presentes na nossa alegria, e com muito prazer pudemos contar também com a presença do nosso pároco que nos estimula sempre com as suas palavras amigas e que nos encorajam.

Que Deus nos ajude a dar sempre a nossa voz à Sua palavra através do nosso canto e que esse canto ajude os nossos irmãos a celebrar melhor e a viver sempre com mais intensidade todos os momentos que o tempo litúrgico nos oferece para nos aproximarmos do Senhor.

A esposa do professor Anacleto, a D. Aida Viegas, presenteou-nos com o um poema da sua autoria para aquecer o nosso coração nesta noite.
Deixamos essa partilha para que todos possam recordá-lo e saboreá-lo.

Continuação de um bom ano a todos e até breve com mais notícias da vida do nosso coro.

"Sou livre"

Sei quem sou.
Sei para onde vou.
Posso escolher o meu caminho.
Ser indiferente, ou dar o meu carinho.
Estar atento à voz do meu irmão,
Odiar, ou amar de todo o coração.
Posso livremente me expressar,
Mas, sei quando, e o quê, devo calar.
Posso proteger ou destruir a natureza,
Ser cego e surdo, ou gozar desta beleza.
Fixar o mundo, ou desviar o meu olhar.
Pisar em terra firme, ou me fazer ao mar.
E, se obstáculos me surgem de momento,
Vencer ou não, com meu discernimento.
É minha a escolha do bem e do mal,
Sou dona do meu tempo, afinal.
Bem-haja o Criador
Que liberta o ser da sua criação.
Bem-hajas Tu, Senhor
Pois eu vou para Ti, por opção.

Aida Viegas