quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Um novo grande ano em perspectiva

Após uma longa, mas merecidíssima, interrupção dos ensaios, regressámos ao trabalho em Setembro e, no sentido de projectar o ano da melhor forma, afincadamente nos debruçámos nos cânticos que em cada semana a liturgia nos propõe e, também, em propostas novas para o futuro.


Acolhemos novos membros, a Filipa e a Samara para os contraltos e o Marcelo para os tenores. A renovação, como há muito tempo vimos falando, é um processo fundamental na vida de um coro e só assim é que este grupo, como muitos outros, existe há várias décadas.


Damos graças a Deus por estes irmãos que se juntaram a nós e a quem queremos dar todo o nosso apoio e carinho para que se sintam em comunidade, dentro e fora do grupo, e realizados no serviço que prestam nas celebraçãos onde participamos.


Vamos terminar o ano pastoral de 2016/2017, em linha com o que foi a primeira grande parte do ano, de forma muito festiva com a graça de contarmos com a participação da Banda Amizade na celebração da Eucaristia da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, próximo domingo, às 10h30.
Ficamos felizes que a Banda Amizade inclua, no programa comemorativo do seu aniversário, a participação na Eucaristia, porque coloca ao serviço da nossa comunidade cristã, onde também se insere, a sua qualidade e o inestimável valor que tem.



Esta celebração, sendo o fim de um ano litúrgico, dará o mote, certamente, para a preparação do novo ano litúrgico, 2017/2018, que, além da preparação do Advento e da Solenidade da Imaculada Conceição, nos vai fazer começar já dia 27 de novembro a ensaiar para uma celebração mariana muito especial onde rezaremos um hino de seu nome «Akathistos».

Será um momento a não perder, seguramente. Faremos, juntamente com todos os coros da nossa comunidade e alguns coros de comunidades vizinhas, um coro grandioso e fabuloso que não deixará indiferente quem connosco vier rezar e, acreditamos, viverá momentos de rara beleza.



O nosso calendário de ensaios e celebrações, nas próximas semanas, apertará muito, mas aquilo que fazemos por amor não nos cansa e move-nos a vontade de "cantar ao Senhor enquanto vivermos".

Acompanhem-nos nestes momentos, se puderem e vão rezando connosco!


segunda-feira, 19 de junho de 2017

Vamos de férias!!!

O último mês do nosso serviço foi muito exigente, mas foi uma recta final lindíssima e plena de riqueza musical e espiritual.

Vivemos com alegria, juntamente com outros coros do nosso arciprestado de Aveiro, a preparação do concerto espiritual do dia 27 de Maio, momento que aproveitámos no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Quem quiser pode ouvir alguns dos melhores momentos em: Concerto «Avé, Senhora de Fátima»

Mal refeitos de toda esta "azáfama", encerrámos o mês de Maio com a Procissão de Velas seguida de Eucaristia da Festa da Visitação de Nossa Senhora. Vivemos com Maria a alegria Pascal e, neste ano centenário, terminámos da melhor maneira este belíssimo tempo.

Em comunhão com os outros coros paroquiais, celebrámos a Solene Vigília de Pentecostes. Terminámos como começámos, com alegria e entusiasmo. Belos momentos os que proporcionámos e vivemos.
Ficam algumas recordações em Coros da Paróquia da Glória

Com a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, suspendemos os ensaios semanais, mas mantemos o serviço à celebração dominical das 10h30. Evidentemente que, com repertório mais acessível e que permita que possamos, uns e outros, gozar alguns períodos de férias e fazer uns passeios para mais longe, não fazemos férias de Cristo, nem da Eucaristia.

Não nos despedimos sem renovar o apelo: VENHAM CANTAR CONNOSCO!!!


Bom descanso a todos!

quinta-feira, 4 de maio de 2017

O nosso próximo mês de trabalho

Durante os próximos 30 dias, vamos andar numa roda viva...


Os grandes momentos exigem-nos trabalho, dedicação e tantas vezes abdicar do conforto do lar e do merecido descanso, mas são estes dias que nos edificam e nos transformam em melhores pessoas.


Fica o nosso calendário:


Maio

       dia   5 às 21h30 - Recitação do Terço com orientação dos Coros da Paróquia

       dia   8 às 21h30 - Ensaio para o Concerto Espiritual "Avé, Senhora de Fátima"

       dia 12
                  às 09h00 - ensaio para a Missa de Santa Joana
                  às 10h00 - Missa da festa de Santa Joana
                  às 21h30 - ensaio para domingo

       dia 15 às 21h30 - Ensaio para o Concerto Espiritual "Avé, Senhora de Fátima"

       dia 19 às 21h30 - ensaio para domingo

       dia 22 às 21h30 - Ensaio para o Concerto Espiritual "Avé, Senhora de Fátima"

       dia 25 às 21h30 - Ensaio Geral para o Concerto Espiritual "Avé, Senhora de Fátima"

       dia 26 Não há ensaio

       dia 27 às 21h30 - Concerto Espiritual "Avé, Senhora de Fátima"

       dia 31 às 21h30 - Procissão de Velas e Eucaristia de Encerramento do Mês de Maio

Junho

       dia 1 às 21h30 - Ensaio para a Vigília e Dia de Pentecostes

       dia 2 Não há ensaio

       dia 3 às 21h30 - Vigília de Pentecostes

Naturalmente que, não estão indicadas as celebrações dominicais.

Convidamos os mais corajosos a juntarem-se a nós. Experimentar uma vivência como esta e pôr à prova até onde está capaz de se entregar.

Este é a nossa forma de estar, esta é a nossa matriz!

Continuação de um santo tempo pascal para todos.

Concerto Avé, Senhora de Fátima

No próximo dia 27 de Maio na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Glória - Sé de Aveiro.



quinta-feira, 23 de março de 2017

Aproximam-se os dias do Senhor

   A grande velocidade  nos aproximamos da Semana Santa e aos poucos os preparativos começam a estar todos feitos e os ensaios agendados, com vista a prestarmos um melhor e mais belo serviço a todos quantos connosco rezam e contemplam o Mistério Pascal.
   Já no próximo dia 31 de Março, somos todos chamados à meditação das estações da Via-Sacra pelas ruas da nossa cidade. Integrado num tríduo que culmina com a procissão do Senhor Jesus dos Passos, este momento belo que viveremos em comunidade ajudar-nos-á a preparar o coração indivualmente, mas também nos congrega enquanto comunidade.




   Já em ambiente vespertino da Semana Santa e do Domingo de Ramos, acolhemos na nossa igreja um concerto riquíssimo que tem como ponto alto a obra Via-Crucis. Esta obra será executada pela Banda Amizade e dirigida pelo próprio compositor, Carlos Marques. Esta obra magnífica dispensa grandes apresentações e fica acima de tudo o convite a que venham assistir.









  Na mesa de montagem estão, já, os programas para as celebrações do Tríduo Pascal e os ensaios marcados para as seguintes datas:


  9 de Abril - 21h00: Ensaio para a celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz
10 de Abril - 21h00: Ensaio para a Missa Vespertina da Ceia do Senhor
11 de Abril - 21h00: Ensaio para a Vigília Pascal


   Nestes dias e nestas celebrações, juntamos forças com os outros coros da nossa comunidade, como não podia deixar de ser, e abrimos o coração para acolher aqueles que nesta semana queiram viver uma experiência bela e enriquecedora de crescimento espiritual e de serviço.
   Fica o convite para que se sinta à vontade para aparecer. Os ensaios serão todos na igreja.


   Em plena Semana Santa, e em jeito de último suspiro, antes de dar início ao sagrado Tríduo Pascal, recebemos na nossa igreja o Coro da Sé Catedral do Porto e a Orquestra Filarmonia das Beiras que apresentarão o Requiem, de Mozart, e o Stabat Mater, de Franz J. Haydn.


   Não faltam oportunidades para nos enriquecermos cultural e espiritualmente nestes dias em que atingimos o centro do nosso ano litúrgico e nos encontramos frente-a-frente com as fontes da nossa fé.
   Desejamos a todos um resto de Santa Quaresma e que este tempo seja favorável à conversão necessária para uma intensa vivência do Mistério Pascal.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Crescer e acreditar


Em 13 de Janeiro de 2013, quando partilhámos neste blogue um pouco da história do coro, contávamos com 10 sopranos, 3 contraltos, 4 tenores e 4 baixos.

Quatro anos depois, somos 14 sopranos, 5 contraltos, 5 tenores e 7 baixos, sendo que alguns cantores com presenças mais intermitentes ou com ausências mais prolongadas devido à sua actividade profissional.

Seremos sempre poucos, mas já somos mais e isso é um estímulo para aqueles que já passaram muitos invernos neste coro e esperamos que seja um sinal de que o acolhimento que fazemos é agradável e cativante, mas acima de tudo que as pessoas se sentem agradadas com o serviço que prestam e com as condições que lhes são proporcionadas para o fazer.

Damos graças a Deus por todos quantos, como nós, dão um pouco de si às suas comunidades e ajudam o povo de Deus a celebrar melhor. As emoções que o canto nos permite experimentar, ajudam-nos a absorver a palavra de Deus que em nós vibra, muito pela qualidade e generosidade que os compositores colocam nas suas obras e que tanto nos ajudam a sentir os diferentes ritmos e tons do ano litúrgico, mas, fundamentalmente, despertam em nós uma espiritualidade tão mais profundo, quanto maior for a nossa abertura para nos “abandonarmos no Senhor”.

Queira Deus que mais irmãos aceitem este desafio e se juntem a nós.
O mais difícil é o primeiro passo, vamos lá!!!