Aproxima-se a passos largos o tempo da Quaresma.
É uma oportunidade sempre nova em cada ano de nos comprometermos com uma renovação do nosso espírito, de abrirmos o nosso coração à comunidade de irmãos que connosco vive e celebra este tempo de deserto que nos prepara para vivermos com maior alegria a Páscoa do Senhor.
Para nós ministros do canto, esta preparação inicia mais cedo, uma vez que temos de preparar as celebrações que se avizinham com maior antecedência para que sejamos verdadeiro suporte para uma melhor participação da assembleia.
Faremos ensaio com todos os coros da paróquia nos dias 7 e 12 de Fevereiro às 21h30, na Igreja Matriz. Estes ensaios serão dedicados a preparar convenientemente a celebração de quarta-feira de Cinzas que dará início ao sagrado tempo da Quaresma.
É uma oportunidade para qualquer pessoa que ainda não decidiu responder ao chamamento ou que ainda não teve ocasião de aceitar o convite para oferecer o dom que é a sua vida para partilhar com todos os irmãos a alegria de louvar o Senhor através do canto.
Ninguém está por natureza excluído deste serviço por mais humildes que julgue serem as suas capacidades, porque «há mais alegria em dar do que em receber».
Estaremos lá todos, Coro Nossa Senhora da Glória e os outros coros da paróquia, para ajudar nessa integração e contribuir para que os irmãos menos habituados ao canto litúrgico progridam e se sintam cada vez mais confortáveis na sua missão.
Fazer parte de um coro litúrgico é muito mais do que aprender a cantar. Proporciona-nos verdadeiros momentos de catequese, de oração e de fraternidade.
Não são a voz bem afinada e as melodias bem interpretadas que nos movem e nos motivam a trabalhar. Acima de tudo saborear o que cantamos, porque é para nós muito mais do que apenas palavras bem musicadas. Procuramos harmonizar as nossas vozes para que os nossos corações vibrem com a mesma frequência e nos unam como irmãos em torno do altar de Deus.
Todas as semanas esperamos por todos os que queiram connosco partilhar tudo isto e muito mais.
Aproveitemos este tempo que se aproxima para dar um pouco mais de nós à comunidade que nos acolhe.